Escola

O Programa + Educação é  um projeto do Governo Federal desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, do Bairro Pavão, Município de Panambi, região Noroeste do Rio Grande do Sul.

A Escola surgiu em 1958. Seu nome foi dado em homenagem ao imortal personagem da história do Brasil: o político, jurisconsulto e escritor Rui Barbosa de Oliveira. A criação da Escola justificou-se pela necessidade de atender os filhos dos operários da olaria, existente na localidade, e também os filhos dos agricultores que vinham do interior da linha Pavão.

A Escola era uma construção de madeira, dispondo de uma sala de aula para 35 alunos. Localizava-se nas proximidades onde hoje é a Sede da AFUCOPAL. A primeira professora e diretora foi a senhora Vitória Pool.

As crianças, que moravam longe da Escola, vinham a cavalo ou a pé, muitas vezes enfrentando as geadas e as chuvas. Quando era muito frio, os alunos traziam a lenha para fazer o fogo no fogão e se esquentar. As crianças aprendiam a ler, escrever, fazer contas e desenhar. No recreio, as brincadeiras eram: pega-pega, esconde-esconde e roda, pois não havia quadra, bolas, balanças ou outros brinquedos como hoje. A merenda era trazida de casa pelos alunos.

Em 1960, a Escola transferiu-se para o local onde se situa até hoje — um terreno adquirido pela prefeitura, na administração de Rudolfo Arno Goldhardt. Esse terreno era de propriedade de Willy Baal. Outra parte do terreno da Escola foi doada por Guilherme Schaurich.

Desde a sua fundação, além de Vitória Pool (1958 – 1961), a Escola Rui Barbosa passou por várias outras administrações: Elsi Malheiros de Moura (1962 – 1968), Nilza Queiroz Keske (1969 – 1975), Iula da Costa Malheiros (1976 – 1982), Tadeu Arbigaus (1983), Adelino Berlezi (1984), Irma Leal de Oliveira (1985 – 1988), Agnes Ribas (1989), Marlene Zimmermann (1990 – 1991), Maria da Graça Ragasson (1992 – 1993), Angelita Kläsener (1994 – 2006) e Isaias Rabelo (2007-2012).

Nos anos 90, o número de alunos da nossa Escola cresceu consideravelmente, pois, em 1994, as terras pertencentes a Alvis Kläsener, foram compradas pela Prefeitura Municipal de Panambi e loteadas, surgindo então o loteamento Alvis Kläsener. O crescimento do número de alunos fez com que a Escola necessitasse várias ampliações de seu espaço físico.

Atualmente a Escola possui cerca de 325 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A Equipe Diretiva da Escola é composta por: Diretor Marco Aurélio Barbosa Rodrigues Vice-diretoras Silvane Costa Beber e Rosecler Pinheiro do Amaral e, Coordenadora Pedagógica Lori Santos Martins.

O quadro de funcionários conta com trinta professores, dois secretários, uma Técnica de Informática, uma bibliotecária, sete serventes e duas atendentes.

“Buscamos uma escola que caminha com a segurança de quem sabe aonde vai, construindo conhecimentos e desenvolvendo competências.”

0 comentários:

Postar um comentário