quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Produção Textual Sobre Panambi

11:08 // por EMEF - Rui Barbosa // , // Sem comentários

VOU LEMBRAR DE PANAMBI

O que eu mais gosto em Panambi é jogar nas Comipas. Quando eu crescer e tiver os meus dezoito anos vou morar em outra cidade ou em outro estado e ainda vou lembrar da bagunça nos ônibus, dos meninos lindos das escolas, das medalhas que eu ganhei, da ajuda das minhas amigas, das brincadeiras que nós aprontamos, das brigas que aconteceram nos jogos, dos tombos que nós caímos, do nervosismo que passamos nos campeonatos, torcendo muito para a nossa Escola Rui Barbosa ganhar medalhas.

Outra coisa de que vou lembrar é das chances que eu tive na Escola e fora dela, das pessoas que queriam bem a mim e das coisas que eu poderia ter feito, como ter entrado na banda do Emancipar, dos meus amigos queridos das horas boas e das horas ruins da vida. Mas quem sabe eu vou fazer uma visitinha na cidade em que os meus amigos moram, quando eu tiver dezoito anos. Quem sabe eu vou lembrar de tantas coisas mais.

Nome: MILENA ALBRECHT


A NATUREZA EM PANAMBI

Ultimamente a natureza aqui em Panambi está um pouco poluída e isso aconteceu no tempo em que eu estou aqui. Eu gosto de morar nesta cidade, mas não estamos colaborando, estamos descuidando da minha, da nossa Panambi. Gosto de alguns lugares na natureza do município, como o gramado da Escola, o espaço que tem para caminhar no ginásio e vários outros espaços de Panambi.

Gostei de um dia em que eu e minhas colegas passamos o recreio no gramado, comemos o lanche lá e conversamos. Nesse dia demos muita risada das nossas conversas, olhamos o rio e falamos sobre os tipos de árvores, foi muito legal. Outro dia bom foi um em que fomos caminhar com a professora Solange e outros colegas no espaço de caminhada do ginásio.

Nome: MARIA VALÉRIA MALHEIROS DOS SANTOS

MINHA VIDA EM PANAMBI

Eu nasci aqui em Panambi, nunca troquei de escola e também nunca mudei de casa. Sempre estudei na EMEF Rui Barbosa. Minhas irmãs também nasceram aqui.

Minha vida em Panambi não é muito boa, mas tenho várias amizades aqui nesta cidade, por isso até gosto daqui. Meus amigos sempre estão comigo, eles sim são amigos verdadeiros e gostam de mim como eu gosto deles e sempre gostarei.

A minha família é muito importante para mim. Gosto muito da minha mãe que sempre está comigo e é amiga, além de mãe. Com ela posso contar nas horas difíceis.

Meu pai também é muito importante para mim, é ele quem compra o alimento para minha família. Minhas irmãs são legais, eu amo a elas que sempre estão comigo.

Eu até gosto do meu bairro. Por isso eu moro em Panambi, só por causa da minha família e dos meus amigos. Acho que isso é o mais importante na vida.

Nome: ARIANA GERMANO SILVEIRA


PANAMBI, CIDADE DE RODEIO

Moro em Panambi, uma cidade do Rio Grande do Sul, cheia de paisagens e culturas típicas como o rodeio, que exige várias provas, como tiro de laço e gineteada. Quem ganha leva o troféu chamado freio de ouro. Quando vou para o rodeio eu me visto especialmente, uso bombacha, bota, guaiaca, camisa de botão, lenço e chapéu.

Vou com a minha família e fico concentrado, quando um peão montado está gineteando. Gosto porque o cavalo e o montador precisam se concentrar, para ganhar a prova em que o cavalo precisa jogar o montador de cima do lombo.

Gostaria de participar dessa prova, pois é a minha categoria preferida no rodeio, é bastante agitada e faz sucesso com os peões do Rio Grande do Sul inteiro. Gosto também da categoria tiro de laço em que o gaúcho em cima do cavalo tenta laçar a vaca. Eu e a minha família ficamos felizes quando vamos ao rodeio e tristes quando termina.

Nome: ESTEVAN RODRIGUES PAES


PANAMBIENSES GOSTAM DE MÚSICA

Desde que nasci moro em Panambi, meu pai sempre morou e minha mãe morava em Santa Catarina. Meus primos e amigos que sempre viveram aqui são muito divertidos. Oportunidades não faltam, eu faço aula de teclado, minha irmã faz de violão e também há muita dança por aqui.

Eu acho a música muito importante. Aqui há escolas de músicas que ensinam a cantar ou a tocar alguns instrumentos como teclado, violão, bateria, guitarra, violino, gaita e flauta. Ao tocar o instrumento eu sinto muita harmonia e esse sentimento passa por toda minha vida não só naquele momento da música.

A dança também é valorizada em Panambi, aqui tem vários tipos, a dança gaúcha, hip hop, funk, bandinha, etc. Cada dança tem um ritmo, algumas são mais ligeiras e outras são mais devagar, algumas são de acrobacias, tem as de salão. A dança e a música ficam muito bonitas quando um grupo dança ou canta em algum lugar.

Nome: CRISTIAN DA LUZ DUPONT


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conhecendo e Brincando com o Scanner

07:17 // por EMEF - Rui Barbosa // , , // Sem comentários

Após relembrarmos os nomes e funções das partes do computador e outras mídias que temos acesso na Escola, os alunos foram apresentados ao Scanner, um equipamento que possibilita a digitalização de imagens, ou seja, que produz cópias para serem utilizadas dentro do computador ;)

 As crianças aprenderam sobre seu funcionamento e 
realizaram algumas experiências, conforme seus interesses.

Confira abaixo as fotos seguidas
dos resultados dessa atividade ;)

TURNO DA MANHÃ



























Foi muito divertido!

Além da curiosidade das crianças em usar o scanner e
esperar pelo resultado, as imagens ficaram engraçadas e
interessantes pelas distorções, novas formas e cores...

Confira abaixo os resultados da experiência que fizemos:







































TURNO DA TARDE































Esta prática foi relacionada à experiência do
fotógrafo americano Henry Hargreaves:

 Ele criou um ensaio de uma marca de jóias usando uma técnica inovadora: substituiu a câmera por um scanner de computador e o resultado ficou sensacional, destacando o produto de forma única.

Confira abaixo as imagens produzidas por ele ;)